Avalon é a inspiração que, em 29/09/2006, se estabeleceu como pedra fundamental na Internet através do site Templo de Avalon : Caer Siddi. Este espaço virtual é a devoção pessoal às tradições célticas e druídicas, fruto da parceria com pessoas maravilhosas que, diretamente ou indiretamente, fizeram e ainda fazem parte desta jornada. Como Mário Andrade que contribui com as correções ortográficas dos nossos textos, na administração e hospedagem do site.
O nosso objetivo é resgatar o conhecimento que nos foi deixado através do tempo, regatando também o que está gravado dentro de cada ser. Além do estudo e da busca aos valores da verdade, da honra e da lealdade, virtudes inspiradas nas lendas celtas e na espiritualidade dos druidas. Com cuidado para não nos apropriarmos indevidamente da cultura, é importante enaltecer sua fonte original ao transmitir saberes ancestrais. Existe um limite sutil que nos leva a refletir sobre a apropriação cultural e suas diversas manifestações.
Os artigos do site Templo de Avalon estão relacionados à Mitologia Céltica e ao Paganismo Celta, que se refere ao Druidismo e o Reconstrucionismo Celta, voltado mais à tradição galesa e irlandesa, bem como os mitos anteriores à cristianização até mais ou menos o século XII d.C. e com uma predileção às culturas que interagiram com esses povos. Estamos cientes que durante a busca destes ideais e do constante foco investigativo da pesquisa comparativa, temos o direito de mudar e alterar os textos do site, sempre que for necessário, para que estejam condizentes ao contexto histórico, linguístico e arqueológico.
Ressaltamos que o Caer Siddi é um grupo de estudos e vivências, voltado ao Druidismo moderno com embasamento histórico e reconstrucionista. Sendo assim, não fazemos ritos de “formação” e nenhum tipo de “iniciação de grau”, apenas compartilhamos o conhecimento. Portanto, dentro deste contexto, buscamos incentivar e inspirar a transformação, o crescimento pessoal bem como despertar a alma à reencontrar a sua verdadeira essência.
Dedicamos este site aos nossos filhos, amigos e familiares, em especial aos Seres Sagrados, que conduzem as nossas vidas pelos caminhos da magia e da poesia. Principalmente, àqueles que ainda acreditam que a lenda é apenas uma realidade encoberta pelas brumas da ilusão.
“A arte é a poesia da alma.” – John O’Donohue.
Céad mile fáilte!
Rowena A. Senėwėen
Valéria Rowena é formada em Educação Física pela Faculdade Fefisa de Santo André, SP, com especialização em Condicionamento Físico e Biodança. Além de curso livre em Web Design Avançado. Escritora, pesquisadora autodidata, oraculista e terapeuta holística. Busca fluidez na natureza como fonte de inspiração para seus estudos no paganismo desde 1999. A partir de 2004 começou a vivenciar o Druidismo moderno sob uma ótica reconstrucionista. Filiada à ordem druídica ADF e integrante do CBDRC. Realiza palestras sobre a cultura celta, conduz grupos a locais sagrados na natureza e incentiva a prática da meditação como forma de autoconhecimento. Idealizadora do site Templo de Avalon : Caer Siddi e druida responsável pelo grupo Caer Fidneméd an Síd. É autora do livro Brumas do Tempo, da Mentoria Oracular e Radiestesia Anam Mór ® e do Portal de Cursos.
“Meu fim é o meu começo.”
Rowena Ferch Aranrot
Nossa Inspiração
A jornada mítica se inicia na busca interior dos segredos adormecidos dentro de nós. A mente é o começo, as atitudes o objetivo final e a percepção, que vai além da lenda e do mito é que faz a roda da vida girar por entre fontes clássicas e acadêmicas, elementos essenciais que nos conduzem à sabedoria e ao conhecimento. A sagrada sincronia que inspira e nos conecta aos Deuses e à tríade ancestral através da espiritualidade céltica. Tomando o devido cuidado para não nos apropriar indevidamente de uma cultura que já foi muito explorada no passado e continua sendo, mas enaltecendo suas verdadeiras fontes originais.
O Druidismo moderno emerge das sombras à luz da inspiração!
Entre lendas e mitos… Avalon é conhecida como a ilha das maçãs, o Outro Mundo, a ilha feérica que conecta o mundo profano ao mundo divino. Uma analogia aos arquétipos arthurianos que facilitam o nosso caminhar rumo aos Deuses, juntamente com o ciclo da natureza que percorre as estações do ano, concluindo assim, a eterna trajetória de vida, morte e renascimento.
Apesar das controvérsias entre fato e ficção, rudes guerreiros dos contos célticos são transformados em nobres cavaleiros e as heroicas buscas de testemunhos druídicos tornam-se aliados a força do mito e da lenda, ajudando-nos a divulgar o nosso Druidismo com seriedade e bom-senso. Miticamente, a colina do Tor, em Glastonbury, representa o Annwn, a entrada do Submundo galês ao Outro Mundo, conhecido também como Caer Siddi, Ynys Afallach ou Avalon, a Terra do Eterno Verão. A Tir na nÓg dos irlandeses, cantada em verso e prosa por bardos, poetas e trovadores medievais.
Então, que a poesia e o poder do bosque sagrado renovem as energias e reavive a esperança outrora perdida nos corações, não como uma lenda morta, mas sim como um ideal vivo. A magia está nas possibilidades ao intuir qual o melhor caminho de volta para a casa. Peço que as brumas do tempo deem passagem ao saber dos antigos deuses, antepassados e espíritos da natureza. Abençoados por Céu, Terra e Mar!
Círculos de Pedra
Somente a essência transcende o tempo linear,
Rumo à sabedoria da verdadeira fonte espiritual
Adormecida nos grandes círculos de pedra
Vibração da alma espiral
Clama a chama dos antigos ancestrais
Percorrendo as águas claras além-mar,
Aporta nesse momento presente
Para mais uma vez despertar,
Heróis outrora perdidos na memória
Daqueles que ousaram calar
E que por muitos se fizeram lembrar
Nobres sentimentos venham agora revelar,
Os segredos do visco consagrado
Abençoados pelo céu, a terra e o mar…
Resgatando o eterno ciclo sagrado
Onde a vida sempre sobrepõe à morte.
Rowena A. Senėwėen ®
Extraído do livro Brumas do Tempo
Todos os direitos reservados.
"Três velas que iluminam a escuridão: Verdade,
Natureza e Conhecimento." Tríade irlandesa.