O Azevinho simboliza vitória, coragem, desafio e discernimento, sendo a energia necessária para vencer as batalhas com sabedoria, equilíbrio e determinação, derrotando assim os inimigos através dos seus espinhos. Está associado à habilidade guerreira. Presságio: mudança, sorte e conquistas.
Pode representar tudo o que é sombrio e cruel, desde o solstício de verão até o inverno, forças sazonais associadas aos períodos de luz e escuridão do ano. É uma árvore perene com folhas verdes e frequentemente parece ser a mediadora entre o mundo dos humanos e dos animais.
Além de explorar a botânica e suas reflexões contemporâneas, estude o folclore e os mitos relacionados a esta árvore. Boa leitura!
Rowena Ferch Aranrot ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo.
(Texto atualizado em 28/02/2024)
T, Tinne >-”’-
O Azevinho – A Árvore da Vitória
Pronúncia: Tchínia
Tradução: Barra de metal, lingote
Nome científico: Ilex Aquifolium
Irlandês antigo: Cuillen
Galês: Celynnen
Inglês: Holly
Significados básicos: Vitória e transformação
Classe: Camponês
Cor: Temen, “cinza escuro”
Bríatharogaim:
Bríatharogam Maic ind Óc
Tinne: smuir gúaile, “fogos de carvão” (ferro), “tutano de carvão” (um lingote derretido)
Bríatharogam Con Culainn
Tinne: trian n-airm, “a terça parte de uma arma” (uma das três partes de uma arma, isto é, uma barra de metal ou lâmina de ferro)
Bríatharogam Morainn mac Moín
Tinne: trian roith, “a terça parte de uma roda” (o eixo da roda)
Palavra adicional: hoje
Comentários:
Tinne, o azevinho, está estreitamente relacionado na tradição céltica ao número três. Sua cor é o cinza, nem branco, nem preto, mas uma terceira posição, a meio caminho entre os dois extremos. É um entre três: um no meio, a ligação na corrente, a união dos opostos, o lugar da formação. .
Sempre verde, o azevinho permanece sem sofrer mudanças no curso das estações. Fica no centro da roda da carruagem, o “ponto imóvel” do mundo que gira, ao redor do qual tudo o mais orbita. Ele próprio imóvel, é o coração do movimento.
F. Scott Fitzgerald certa vez disse que o teste para uma inteligência privilegiada seria a capacidade de manter duas idéias opostas na mente, ao mesmo tempo, e ainda ser capaz de fazê-la funcionar. Talvez Fitzgerald não o soubesse, mas era sobre Tinne que estava falando.
Tome-a como insígnia quando precisar manter os opostos em equilíbrio ou percorrer uma escura floresta cinzenta onde toda claridade parece sumir. Com Tinne como sua guia, poderá deixar o mundo do “ou isto, ou aquilo”, onde alternativas opostas se excluem, para o reino do “ambos”, em que o meio termo prevalece. Em A Batalha das Árvores, Taliesin refere-se ao azevinho: Azevinho, ele estava matizado de verde, ele era o heroi.
Sagragnos & Coslogenos
Sagragnos: o Equilíbrio. Tinne é o azevinho, é equilíbrio, justiça, o Caminho do Meio, harmonia, arbitragem, retribuição, ação e reação, a luta justa, coragem, a homenagem. É o que equilibra os pratos da balança. É o Meio-Termo, o trilhar do caminho entre os extremos, mas, especialmente, é o que corrige os desequilíbrios, o que resolve os problemas satisfatoriamente. A avaliação clara e perspicaz de todos os fatores em um problema, legal, financeiro ou científico. Em todo aspecto da vida, o cálculo refletido, bem resolvido. Um aspecto disso é realçar uma possível exigência para estar consciente de que as decisões estão chegando ao plano de frente da vida e chegou o momento de ponderar os problemas e fazer escolhas informadas.
Coslogenos: conflito, defesa, batalha, coragem, agressão, vitória sobre inimigos. Derramamento de sangue, fúria, explosão.
Coirí Filidechta – Os Caldeirões da Poesia:
- Coire Goiriath (Caldeirão do Aquecimento), físico: desejos serão conquistados com unidade e esforço coordenado. Assegure-se de que a causa seja justa.
- Coire Érmai (Caldeirão do Movimento), emocional/mental: assim como guerreiros treinam e tornam a treinar, até que se torne instintivo o que fazem com as lanças, você também deve treinar e aprender diariamente.
- Coire Sois (Caldeirão da Sabedoria), espiritual: cultive uma intuição instintiva e dinâmica para responder a situações que se movem com rapidez e aceite a realidade do aqui e agora. Certifique-se de possuir a habilidade de entrar e sair de uma grande variedade de estilos de comportamento para ser capaz de responder ao meio-ambiente.
Bellouesus Isarnos
Considera-te recepcionado, com meus votos de encontrares aqui algo que desperte teu interesse ou, na pior das hipóteses, não te entedie.
Bellouesus Isarnos
Considera-te recepcionado, com meus votos de encontrares aqui algo que desperte teu interesse ou que não te entedie.
Nemeton Beleni:
https://nemetonbeleni.wordpress.com
Direitos Autorais
A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites consultados na pesquisa, clique aqui.
"Três velas que iluminam a escuridão: Verdade,
Natureza e Conhecimento." Tríade irlandesa.
Você precisa fazer login para comentar.