O Abeto ou Pinheiro silvestre simboliza clareza, visão, deleite e amplitude. É uma árvore muito alta, vista a longas distâncias. Assim como os ciprestes, zimbros, cedros e araucárias, que fazem parte da família Pinaceae. Presságio: é a voz do vento que sussurra entre os pinheiros, a solução por cima da dificuldade.
Considerada a árvore mais antiga da floresta é associada à Cailleach, às fadas solitárias e aos gigantes. O Abeto ou Pinheiro desperta a capacidade de ver ao longe e conhecer o futuro. São fortes e mantêm-se verdes em pleno inverno, havendo evidências de que eram usados como marcadores do caminho.
Além de explorar a botânica e suas reflexões contemporâneas, estude o folclore e os mitos relacionados a esta árvore. Boa leitura!
Rowena Ferch Aranrot ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo.
(Texto atualizado em 28/02/2024)
Aicme Ailme: A, Ailm – família das vogais >-+-<
Abeto – A Árvore da Visão
Pronúncia: Ahl-m
Tradução: Grito
Nome científico: Abies Alba, família Pinaceae
Irlandês: Ghiúis
Galês: Ffynidwydd
Inglês: Silver Fir
Significados básicos: Sabedoria e visão.
Classe: Arbusto
Cor: Alad, “malhado” (geralmente de preto e branco)
Bríatharogaim:
Bríatharogam Maic ind Óc
Ailm: tosach frecrai, início de uma resposta
Bríatharogam Con Culainn
Ailm: tosach garmae, o início da chamada ou da vida
Bríatharogam Morainn mac Moín
Ailm: ardam íachta, o gemido mais alto
Comentários:
Ailm é o Pinheiro. Os pinheiros silvestres estão entre as árvores mais altas da floresta; do alto delas, a vista é espetacular, estendendo-se de horizonte a horizonte. Ao se avistar de uma altura tão elevada, é possível obter uma maior compreensão do trajeto a seguir quando se está viajando entre os mundos. Este Ogham representa a vitalidade, o sentimento de admiração, a promessa de novos amores, o vigor e os ritos de passagem. Porém, a capacidade de ver ao longe pode ter seus inconvenientes, pois há um vislumbre simbólico do caminho pela frente, seja ele qual for. A partir desta visão, temos a consciência de quão pequeno é o ser humano na grande escala cósmica. Ele também pode ser avassalador e solitário ao mesmo tempo. Simboliza o Solstício de Inverno.
Frase de ligação ao Ogham: “Caine ailmi ardom-peitet.”
Tradução: Formosos são os pinheiros que fazem música para mim.
Palavras-chave & Augúrios
Mensagem: euforia, entusiasmo, admiração, respeito, consciência, perspectiva, visão. Medo, dominado, oprimido, desanimado, paralisia.
Augúrios: inocência, frescor, iniciação, entrada em algo novo, altas aspirações, entusiasmo. Ingenuidade e credulidade.
Coirí Filidechta – Os Caldeirões da Poesia
- Coire Goiriath (Caldeirão do Aquecimento), físico: nesta questão você pode ver o que está além e o que está chegando. Você tem a percepção para ver e compreender do ponto em que se encontra. Use uma visão ampla e preveja o futuro.
- Coire Érmai (Caldeirão do Movimento), emocional/mental: receba do passado e do presente força e cura dos quais pode extrair percepção e sabedoria para o seu futuro.
- Coire Sois (Caldeirão da Sabedoria), espiritual: esteja consciente de todo o progresso em sua jornada espiritual.
Baseado nos textos de Bellouesus Isarnos
Considera-te recepcionado, com meus votos de encontrares aqui algo que desperte teu interesse ou que não te entedie.
Nemeton Beleni:
https://nemetonbeleni.wordpress.com
Direitos Autorais
A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites consultados na pesquisa, clique aqui.
"Três velas que iluminam a escuridão: Verdade,
Natureza e Conhecimento." Tríade irlandesa.
Você precisa fazer login para comentar.