9 Virtudes do Bosque
As Nove Virtudes são percepções contemporâneas do Paganismo Celta, que nos guiam nos estudos e nas práticas do nosso Bosque Sagrado e na vida. São elas:
1. Verdade: é ser leal consigo mesmo, com os demais e com a comunidade. Cito o mito onde Manannán ofertou ao rei Cormac a Taça da Verdade, um objeto mágico que se quebrava toda vez que uma mentira era falada e voltava a se recompor quando a verdade era dita.
2. Honra: é alcançada e mantida através da dignidade e do compromisso para conosco e para com as Três Famílias - Deuses, Ancestrais e Espíritos da Natureza.
3. Justiça: é manter-se centrado, reconhecendo que o mérito e o demérito, estão sob a mesma lei, ou seja, a colheita das suas próprias ações.
4. Lealdade: é ser fiel a você e está atrelado aos princípios de sinceridade, honra e verdade.
5. Coragem: é se manter íntegro em qualquer situação e enfrentar os obstáculos do caminho.
6. Generosidade: é ser nobre sem ser orgulhoso, é ser benevolente sem ser egoísta.
7. Hospitalidade: é o compromisso recíproco de se manter uma relação amistosa e equilibrada de acolhimento, com os habitantes deste mundo e do outro também.
8. Força: é a habilidade de estar em constante treinamento para fortalecer o corpo físico, mental e espiritual, e assim alcançar o equilíbrio devocional do guerreiro.
9. Perseverança: é o meio pelo qual mantemos a devoção e a motivação de continuarmos firmes na jornada entre os mundos.
As Nove Virtudes deveriam ser a base da fé céltica e pagã. O princípio básico é ser leal consigo mesmo, com a comunidade e o planeta. Que assim seja!
O Bosque Sagrado
Assim como a árvore do mundo,
O eixo central da vida,
Que das profundezas às alturas
Conecta a terra aos céus.
Fáilte!
Rowena A. Senėwėen ®
Todos os direitos reservados.
“Na presença do meu povo,
Na visão dos Deuses
E dos não-deuses,
Agradeço a minha parte.” Altú Págánach